Carregando...

melhor dinheiro logomelhor dinheiro logo

Golpes do PIX: conheça os mais comuns e como se prevenir

Saiba mais sobre os golpes do PIX nos tópicos abaixo:

Principais golpesComo evitar?Cai no golpeRecuperar dinheiroÉ seguro?

Quais os principais golpes?

Abaixo listamos os golpes mais frequentes realizados com o PIX para que você possa ficar atento e evite qualquer tipo de situação parecida ou suspeita.

Clonagem de perfil do WhatsApp/Telegram

Este é um método bastante usado pelos golpistas, onde conseguem clonar o perfil das pessoas para pedir transferências via PIX a amigos e familiares presentes nos contatos.

Na maior parte, eles aparecem dizendo que estão em situações de emergência, pedindo um empréstimo para resolver problemas e prometendo devolver assim que possível.

Perfil falso

Esse caso é semelhante à clonagem, porém, ao invés de um clone, os criminosos criam um novo perfil do WhatsApp com foto e nome da vítima.

Normalmente, os golpistas encontram os dados da vítima por meio de redes sociais.

Conversam com familiares e amigos de quem teve os dados replicados, dizendo que tiveram que trocar de número e estão com um novo.

Após convencer os parentes, os criminosos dizem estar numa situação de emergência e que precisam receber uma quantia via PIX para resolver seus problemas.

Bug do PIX

O “bug do PIX” ou “falha do PIX” é o argumento utilizado por golpistas, para atrair pessoas dizendo que o sistema do PIX está com algum tipo de problema que pode beneficiar a vítima.

Neste caso, os criminosos afirmam que está ocorrendo uma falha no sistema de pagamento que permite à vítima receber o dobro do valor enviado.

Para esse "benefício" solicitam um pagamento para uma determinada chave PIX.

Central falsa de atendimento bancário

Se em algum momento você recebeu um contato de alguém dizendo ser funcionário do banco e solicitando algum tipo de atualização cadastral, desconfie.

Este é mais um método de fraude que os cibercriminosos usam para que você forneça seus dados pessoais e bancários.

Normalmente, os criminosos pedem para você preencher um formulário com dados bancários como agência, conta, CPF e senha.

Dessa forma, os golpistas conseguem ter acesso ao seu mobile banking e utilizam disso para fazer transferências em PIX para suas próprias contas.

Engenharia social aprimorada

O criminoso se passa por um membro do suporte do WhatsApp e te manda um e-mail ou mensagem dizendo que foi identificada uma ação maliciosa no seu aplicativo.

Então é enviado um link que, ao ser clicado, retira a verificação de duas etapas, sendo uma medida de segurança do WhatsApp.

Após isso o golpista consegue ter acesso aos dados do aplicativo da vítima, permitindo que ele realize a clonagem do número.

Compras de sites falsos

Hoje o PIX permite que você faça não só transferências como também pagamentos em estabelecimentos.

E é aproveitando isso que os estelionatários te mandam e-mails ou SMS direcionando você a um site que se passa por uma grande loja.

Colocando no produto um preço muito mais barato do que o normal, exclusivo para quem realizar o pagamento via PIX, atraem um grande número de vítimas.

Conheça também o golpe do boleto falso e saiba como se prevenir!

Como evitar?

Para que você não se torne uma vítima desses golpes trouxemos algumas medidas de precaução a serem seguidas, confira a seguir!

Baixe um antivírus

Toda segurança deve ser muito bem-vinda, então conte com a ajuda de aplicativos especializados em assegurar que o seu dispositivo esteja seguro.

Para facilitar sua procura separamos uma lista com alguns dos antivírus mais usados para seu smartphone:

  • McAfee Mobile
  • Kaspersky Mobile
  • Bitdefender Mobile
  • Norton Mobile
  • AVG Antivirus

Desconfie de mensagens suspeitas

Fique atento a qualquer tipo de mensagem que esteja te pedindo alguma informação pessoal ou dados bancários.

Além disso, mensagens com propostas sensacionalistas ou com preços muito fora do padrão também costumam ser uma característica de fraudes.

Escolha senhas difíceis e seguras

Evite facilitar o trabalho dos criminosos com senhas fáceis de serem descobertas, como, por exemplo, datas de aniversário, placas de carro ou números em sequência.

Existem apps como o Nordpass e Keeper, que são gerenciadores de senhas, e podem te ajudar a não só guardar bem suas senhas, como também, gerar senhas difíceis de serem descobertas.

Ative a verificação de duas etapas do WhatsApp

O aplicativo de mensagens é um dos principais meios de golpes do PIX, portanto é importante contar com o máximo de segurança possível.

Veja como ativar a verificação de duas etapas no WhatsApp:

  1. Entre no WhatsApp e acesse as configurações;
  2. Clique em “Conta”;
  3. Selecione a opção “Confirmação em duas etapas”;
  4. Agora basta fornecer uma senha PIN, e um e-mail que o seu WhatsApp vai estar protegido.

Com um PIN cadastrado, o WhatsApp irá solicitar frequentemente esta chave para verificar se é você mesmo que está usando o aplicativo.

Caso não insira o PIN, o WhatsApp não permite o acesso às conversas. 

Realize atualizações de cadastros apenas pela plataforma oficial do banco

Não faça atualizações de cadastro por telefone, via link de SMS ou e-mails enviados para você.

Sempre que receber uma mensagem requisitando um novo cadastro ou atualização, opte por ir diretamente no site ou aplicativo do seu banco e busque saber se a solicitação é realmente necessária.

Caso esteja em dúvida mesmo assim, entre em contato com seu banco para tirar esta dúvida.

Confira a segurança dos sites de compra

Para evitar as fraudes listamos algumas dicas para você aprender a conferir a segurança dos sites:

  • Confira se antes da URL do site há um cadeado, isso indica que o site possui um certificado de segurança;
  • Cheque se o site possui selos de segurança de instituições confiáveis, normalmente localizados no final do site;
  • Consulte a política de privacidade para entender como seus dados serão usados;
  • Pesquise sobre a satisfação dos consumidores em sites como o Reclame Aqui;
  • Confirme as informações de contato do site;
  • Pesquise o CNPJ da empresa, normalmente disponível na parte inferior do site.

Confira os remetentes de e-mails

Assim como os sites, observe se os remetentes dos e-mails que você recebeu são autênticos.

Pesquise na internet se aquele endereço de e-mail é realmente o oficial do estabelecimento ou instituição que está supostamente se comunicando com você.

Se ainda estiver na dúvida, entre em contato com o telefone oficial da empresa para garantir se é um e-mail falso ou não.

Estabeleça um limite diário para transferência via PIX no app

Além do limite de segurança do PIX de R$1.000,00, válido das 20h às 5h, você também pode estabelecer um valor máximo de transferência por dia no aplicativo do seu banco.

Para isso, basta entrar no internet banking da sua instituição e procurar na sessão de PIX a opção para ajustar o limite de transferência diário.

Fazendo isso, caso caia num dos golpes do PIX sem perceber, o golpista não poderá retirar acima do limite estabelecido por você.

Ainda não achou sua conta ideal?

Compare as opções e escolha a melhor para você!

ver contas

Caí no golpe, o que fazer?

Caso você tenha sido vítima de golpes com o seu PIX, há algumas recomendações que você pode seguir. Confira a seguir:

  • Vá até a polícia e faça um boletim de ocorrências para registrar o crime;
  • Tenha  informações possíveis sobre a transação, como data e hora, chave PIX, destinatário, nome do banco recebedor, e da pessoa para quem o valor foi enviado;
  • Você também pode abrir uma reclamação na instituição financeira para a qual o dinheiro foi enviado, isso ajuda o banco a evitar que novos golpes sejam aplicados.

Posso recuperar o dinheiro ao sofrer um golpe ou fazer PIX incorreto?

Existem duas medidas que facilitam o bloqueio e a recuperação dos recursos transferidos em casos de fraudes no PIX, o Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O Bloqueio Cautelar é um processo que autoriza ao banco bloquear os recursos e avaliar registros de outras transações caso suspeite de fraude em compras online.

Além disso, caso confirme as suspeitas, irá devolver o dinheiro ao pagador.

Já o Mecanismo Especial de Devolução pode ser acionado pelo banco da vítima ou pela própria vítima da fraude.

Para isso, basta que a pessoa que sofreu o golpe tenha posse de um boletim de ocorrência e entre em contato com o SAC da sua instituição financeira.

Após isso, o banco da vítima entrará em contato com a instituição financeira usada pelo golpista solicitando o bloqueio dos recursos da operação de fraude.

Durante 7 dias ambas as financeiras analisam a origem da operação e, caso seja constatado o golpe, o dinheiro retorna para o pagador.

A modalidade é segura?

Segundo o Banco Central do Brasil, o sistema de tecnologia do PIX é seguro, pois foram desenvolvidos mecanismos e medidas de segurança no meio de pagamento.

Porém, isso não impede que as pessoas caiam em golpes do PIX criados por criminosos, que se aproveitam da facilidade que os clientes dos bancos têm de realizar transferências com seu dinheiro.

Vale a pena se atentar principalmente á instituição que vai receber a transferência PIX. Entenda como saber se a financeira é confiável!

Como funciona?

Por meio do PIX, qualquer um com conta bancária consegue realizar e receber transferências e pagamentos em poucos segundos e a qualquer hora ou dia da semana.

As transferências são realizadas nos aplicativos do banco por meio das “chaves PIX”, que são dados ou códigos cadastrados no site ou aplicativo do banco.

Alguns exemplos do que podem ser as chaves PIX são:

  • CPF/CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Código aleatório

Para além das chaves, também há outras formas de receber ou enviar pagamentos de forma instantânea por meio do sistema PIX, como, por exemplo, QR Code, links de pagamento e dados bancários.

Então, caso você queira realizar ou receber um pagamento, basta escolher uma das opções acima e realizar a operação na sessão de PIX do aplicativo do banco.

Matheus Sodré

Por Matheus Sodré

Matheus é graduando em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha desde 2020 com finanças e gestão, buscando difundir conhecimentos sobre economia e produtos financeiros.

Melhor Dinheiro

Melhor Dinheiro é uma marca do Melhor Plano.

© Melhor Plano 2023
Todos os direitos reservados.

Empresa registrada em: Rua Sergipe, nº 625, Sala 503 - Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Atendemos em todo o Brasil!

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeE-mail de Contato
Ícone Site Seguro Google

Atenção: o time do Melhor Dinheiro faz o máximo de esforço para manter todas as informações precisas e atualizadas. Porém, há dados como de taxas, tarifas e outras que podem mudar sem aviso prévio. Ao solicitar a contração, verifique os termos e valores com o banco ou financeira.