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Sim, é possível cancelar compras no cartão de crédito em várias situações. O processo pode envolver o estorno do valor lançado na sua fatura ou o cancelamento de parcelas, dependendo de como a compra foi realizada.
Você pode cancelar uma compra com cartão de crédito em diversas situações:
Ainda, algumas lojas podem ter uma política de arrependimento própria, além dos sete dias garantidos pelo código de defesa do consumidor.
Para cancelar uma compra no cartão de crédito, siga os passos abaixo:
O estorno pode ser recebido em dinheiro na conta ou crédito na fatura do cartão. Em casos de golpe, clonagem ou roubo, informe a sua financeira quanto antes e, sempre que possível, faça um boletim de ocorrência na Polícia.
A forma como será feita a devolução da compra varia. É possível que suas parcelas sejam antecipadas e o valor referente a elas seja disponibilizado na fatura da cobrança.
Por exemplo, se você tiver feito uma compra de R$1.000,00 parcelada em 10x e já tiver realizado o pagamento de uma parcela.
Dessa forma, você teria todas as parcelas antecipadas na sua fatura, bem como um crédito de R$900,00 reais para a quitação do valor restante da compra.
Existe a possibilidade, também, de você receber o crédito total da compra na sua próxima fatura, mas continuar com as parcelas em aberto nos próximos meses, para que você possa quitar a dívida mês a mês.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, existe o direito de arrependimento em até 7 dias a partir da data em que recebeu o produto ou realizou sua assinatura do serviço.
Já para contestação da compra, o prazo depende da operadora do seu cartão, mas, em geral, o limite para você abrir a contestação é de até 120 dias após a compra.
O cancelamento das compras na função débito pode ser feito caso a compra tenha sido lançada de forma duplicada ou caso você já tenha feito o cancelamento com a loja onde a compra tenha sido realizada previamente.
Para realizar o cancelamento, faça o pedido junto ao estabelecimento onde você fez sua compra.
Depois, entre em contato com seu banco e apresente o comprovante de cancelamento.
Após cancelar sua compra realizada no cartão, é preciso esperar o prazo de estorno do valor.
Se sua compra foi feita em cartão de crédito, em alguns casos, é possível que esse valor já esteja disponível na fatura vigente. No entanto, pode ser que o crédito só seja feito na fatura seguinte.
Na hora de realizar o processo de cancelamento da sua compra, entenda que cada loja possui uma política de cancelamento, por isso, os prazos e condições variam.
No entanto, todos estabelecimentos devem seguir o Código de Defesa do Consumidor.
Caso a loja se recuse a realizar o cancelamento, entre em contato com o Procon da sua cidade para verificar quais as ações cabíveis.
Entre em contato com seu banco e apresente o comprovante de cancelamento já realizado junto a loja onde a compra foi realizada.
Saiba mais sobre como cancelar compras no cartão de débito.
O tempo médio para o estorno depende da sua operadora de cartão. Por isso, confira qual o prazo de devolução em caso de cancelamento.
Saiba mais sobre como cancelar uma compra no cartão.
Entre em contato com o SAC do seu banco. Em geral, o número de atendimento do SAC é informado no verso do cartão físico.
Saiba mais sobre como cancelar uma compra no cartão.
Conteúdo atualizado em
Por Luiza Molano
Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.
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