Carregando...

melhor dinheiro logomelhor dinheiro logo

Como cancelar uma compra no cartão?

É Possível Cancelar Compras no Cartão de Crédito?

Sim, é possível cancelar compras no cartão de crédito em várias situações. O processo pode envolver o estorno do valor lançado na sua fatura ou o cancelamento de parcelas, dependendo de como a compra foi realizada.

Quando Posso Cancelar uma Compra?

Você pode cancelar uma compra com cartão de crédito em diversas situações:

  1. Direito de arrependimento: o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento da compra e cancelamento da operação em um prazo de sete dias corridos a contar do recebimento do produto ou serviço.
  2. Produtos não entregues ou com defeito: se a loja na qual você comprou não cumpriu algum acordo, seja por problemas no envio ou defeitos no produto, é praticamente certo que você conseguirá cancelar a transação.
  3. Cobranças indevidas ou não reconhecidas: Se você precisa cancelar a compra por arrependimento, também tem seus direitos, mas pode ser um pouco mais complicado para compras feitas presencialmente.

Ainda, algumas lojas podem ter uma política de arrependimento própria, além dos sete dias garantidos pelo código de defesa do consumidor.

Como Cancelar Compras no Cartão de Crédito?

Para cancelar uma compra no cartão de crédito, siga os passos abaixo:

  1. Entre em contato com a loja ou vendedor e informe o motivo do cancelamento.
  2. Siga as orientações da loja e aguarde a confirmação de cancelamento da compra.
  3. Se houver recusa ou cobrança indevida, entre em contato com a operadora do seu cartão ou com a administradora para pedir a devolução do valor.
  4. Guarde os documentos e protocolos das transações.

O estorno pode ser recebido em dinheiro na conta ou crédito na fatura do cartão. Em casos de golpe, clonagem ou roubo, informe a sua financeira quanto antes e, sempre que possível, faça um boletim de ocorrência na Polícia.

Como funciona o estorno em caso de compras parceladas?

A forma como será feita a devolução da compra varia. É possível que suas parcelas sejam antecipadas e o valor referente a elas seja disponibilizado na fatura da cobrança.

Por exemplo, se você tiver feito uma compra de R$1.000,00 parcelada em 10x e já tiver realizado o pagamento de uma parcela.

Dessa forma, você teria todas as parcelas antecipadas na sua fatura, bem como um crédito de R$900,00 reais para a quitação do valor restante da compra.

Existe a possibilidade, também, de você receber o crédito total da compra na sua próxima fatura, mas continuar com as parcelas em aberto nos próximos meses, para que você possa quitar a dívida mês a mês.

Qual é o prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, existe o direito de arrependimento em até 7 dias a partir da data em que recebeu o produto ou realizou sua assinatura do serviço.

Já para contestação da compra, o prazo depende da operadora do seu cartão, mas, em geral, o limite para você abrir a contestação é de até 120 dias após a compra.

Como cancelar uma compra no débito?

O cancelamento das compras na função débito pode ser feito caso a compra tenha sido lançada de forma duplicada ou caso você já tenha feito o cancelamento com a loja onde a compra tenha sido realizada previamente.

Para realizar o cancelamento, faça o pedido junto ao estabelecimento onde você fez sua compra.

Depois, entre em contato com seu banco e apresente o comprovante de cancelamento.

O que acontece após cancelar a compra no cartão?

Após cancelar sua compra realizada no cartão, é preciso esperar o prazo de estorno do valor.

Se sua compra foi feita em cartão de crédito, em alguns casos, é possível que esse valor já esteja disponível na fatura vigente. No entanto, pode ser que o crédito só seja feito na fatura seguinte.

O que fazer se a loja não cancelar a compra?

Na hora de realizar o processo de cancelamento da sua compra, entenda que cada loja possui uma política de cancelamento, por isso, os prazos e condições variam.

No entanto, todos estabelecimentos devem seguir o Código de Defesa do Consumidor.

Caso a loja se recuse a realizar o cancelamento, entre em contato com o Procon da sua cidade para verificar quais as ações cabíveis.

Perguntas frequentes sobre cancelamento de compra no cartão

Como receber o estorno de uma compra cancelada no débito?

Entre em contato com seu banco e apresente o comprovante de cancelamento já realizado junto a loja onde a compra foi realizada.

Saiba mais sobre como cancelar compras no cartão de débito.

Quanto tempo leva para uma compra no cartão ser cancelada?

O tempo médio para o estorno depende da sua operadora de cartão. Por isso, confira qual o prazo de devolução em caso de cancelamento.

Saiba mais sobre como cancelar uma compra no cartão.

Como cancelar uma compra feita em site falso?

Entre em contato com o SAC do seu banco. Em geral, o número de atendimento do SAC é informado no verso do cartão físico.

Saiba mais sobre como cancelar uma compra no cartão.

Conteúdo atualizado em

Luiza Molano

Por Luiza Molano

Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.

Melhor Dinheiro

Melhor Dinheiro é uma marca do Melhor Plano.

© Melhor Plano 2023
Todos os direitos reservados.

Empresa registrada em: Rua Sergipe, nº 625, Sala 503 - Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Atendemos em todo o Brasil!

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeE-mail de Contato
Ícone Site Seguro Google

Atenção: o time do Melhor Dinheiro faz o máximo de esforço para manter todas as informações precisas e atualizadas. Porém, há dados como de taxas, tarifas e outras que podem mudar sem aviso prévio. Ao solicitar a contração, verifique os termos e valores com o banco ou financeira.