Carregando...

melhor dinheiro logomelhor dinheiro logo

5 Passos para controlar o orçamento pessoal

O orçamento pessoal é uma técnica voltada para o controle de gastos de uma pessoa, considerando seus ganhos, despesas e estilo de vida.

O objetivo de traçar um orçamento é se planejar para alcançar suas metas de curto e longo prazo mantendo a saúde financeira.

Confira abaixo como controlar seu orçamento pessoal!

1. Renegocie suas dívidas

As dívidas representam um grande risco para o orçamento, uma vez que podem ter grande potencial de multiplicação, formando uma enorme bola de neve.

E isso vale principalmente para os grandes vilões: cartão de crédito e cheque especial, que encontram-se com juros anuais estratosféricos.

O primeiro passo para retomar o controle sobre as finanças pessoais é acabar com as dívidas, e a melhor forma de fazer isso é através da renegociação

Converse com seu credor e atente-se a eventos como o Feirão Serasa, que oferecem condições favoráveis. 

Saiba mais sobre como limpar nome sujo!

2. Defina um objetivo

Definir que você quer começar a poupar é um excelente primeiro passo, mas ainda não é o suficiente.

Tentar poupar sem estipular uma quantia ou uma porcentagem fixa de seu salário que será destinada a essa finalidade todos os meses pode te levar a enganos.

O ideal seria começar com um número mais baixo, como por exemplo, 10% do seu salário, e aos poucos ir aumentando essa quantia.

Com essa poupança, você consegue começar a investir mesmo com pouco dinheiro!

Em busca de um cartão de crédito?

Compare as opções e escolha o melhor para você!

ver cartões

3. Corte gastos

Cortar gastos é sempre complicado, pois, muitas vezes, envolve uma redução do padrão de vida ao qual estamos acostumados.

Entretanto, existe uma série de pequenos custos a serem reduzidos que, juntos, podem te ajudar a economizar nas despesas mensais.

Você pode, por exemplo, trocar suas lâmpadas comuns por fluorescentes ou de LED, que são mais eficientes e econômicas.

Lembre-se também de evitar deixar os aparelhos eletrônicos de sua casa em modo stand-by ao retirá-los da tomada quando não estiverem sendo utilizados, economizando assim cerca de 10% a 20% em sua conta de luz.

Utilizar um cartão de crédito sem anuidade ou uma conta bancária digital também é uma boa opção.

4. Controle seu orçamento de perto

Se os educadores financeiros pudessem dar apenas uma dica às pessoas, dez entre dez escolheriam esta: controle seu orçamento de perto!

Confiar na memória é o erro mais comum cometido aqui, pois é simplesmente impossível, de cabeça, discriminar com perfeição seus gastos fixos e variáveis, receitas etc.

Hoje em dia existem muitos apps para controle financeiro que podem te ajudar nessa missão, além do tradicional caderno ou planilha que também funcionam bem!

Com um controle bem feito, fica fácil saber onde está gastando demais e onde é possível cortar. Além de te ajudar a decidir se vale a pena buscar também uma renda extra!

5. Conte com apoio especializado

Dada a importância do último passo, uma boa alternativa é contar com o apoio e o acompanhamento de um educador financeiro.

Ele pode te ajudar a colocar na prática as coisas que você aprendeu.

Hoje é possível até mesmo aprender sobre educação financeira na internet, de forma rápida e gratúita.

Mantenha-se longe de gurus que prometem dinheiro rápido e fácil, muitas vezes podem estar relacionados a algum tipo de golpe!

Conheça bons livros sobre finanças para alcançar a liberdade financeira!

Matheus Sodré

Por Matheus Sodré

Matheus é graduando em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha desde 2020 com finanças e gestão, buscando difundir conhecimentos sobre economia e produtos financeiros.

Melhor Dinheiro

Melhor Dinheiro é uma marca do Melhor Plano.

© Melhor Plano 2023
Todos os direitos reservados.

Empresa registrada em: Rua Sergipe, nº 625, Sala 503 - Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Atendemos em todo o Brasil!

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeE-mail de Contato
Ícone Site Seguro Google

Atenção: o time do Melhor Dinheiro faz o máximo de esforço para manter todas as informações precisas e atualizadas. Porém, há dados como de taxas, tarifas e outras que podem mudar sem aviso prévio. Ao solicitar a contração, verifique os termos e valores com o banco ou financeira.