Carregando...

melhor dinheiro logomelhor dinheiro logo

Cartão de crédito ou débito: quais as diferenças e qual escolher?

A principal diferença entre os dois tipos é o momento em que você fará o pagamento dos gastos. Os cartões de débito precisam estar vinculados a uma conta bancária, já que no momento da compra o valor pago é debitado instantaneamente da quantia que você depositou na conta.

Já o cartão de crédito não tem obrigação de estar vinculado a uma conta bancária. Ele funciona oferecendo um limite de crédito preestabelecido para você fazer compras e, posteriormente, pagar uma fatura mensal com o valor total gasto.

O que é melhor?

Depende dos seus objetivos, planejamento financeiro e do tipo de compra

O cartão de crédito te dá a possibilidade de concentrar todos os seus gastos num só lugar, unificando a data de pagamento das despesas. Além disso, oferece diversos benefícios com os programas de fidelidade.

Já o cartão de débito permite que você tenha um acompanhamento em tempo real da variação do seu dinheiro. Ele também tem uma menor chance de causar inadimplência e risco de endividamento, já que realiza o débito da compra com o dinheiro depositado na conta.

É natural que as pessoas tenham os dois tipos de cartão na carteira, podendo usar dos benefícios de ambos.

Mas também é ideal que você utilize as duas funções com sabedoria para que não tenha problemas financeiros no futuro.

É vantajoso usar cartão de crédito?

Sim, o pagamento no crédito pode ser vantajoso em diversas situações. Mesmo sendo temido por algumas pessoas, trata-se de uma ferramenta que traz benefícios como cashback, possibilidade de compras parceladas, dentre outras. Confira as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Programas de fidelidades com diversos benefícios;
  • Parcelamento de compras;
  • Concentração dos gastos;
  • Direito a diversos seguros (viagem, garantia estendida, proteção de preço, etc);
  • Meio de pagamento em compras online.

Desvantagens:

  • Risco de endividamento;
  • Juros altos;
  • Maior risco de fraudes cibernéticas;
  • Anuidades mais altas.

E quando usar o cartão de débito?

O cartão de débito é mais comum entre os clientes com contas bancárias e por pessoas que têm receio de perder o controle financeiro, afinal, podem facilitar o planejamento de gastos. Eles têm uma aceitação mais generalizada que os cartões de crédito e evitam que você tenha uma dívida para pagar posteriormente.

Veja alguns dos seus prós e contras!

Vantagens:

  • Maior aceitação comercial;
  • Menos taxas de juros incidentes;
  • Gastos alinhados com a renda.

Desvantagens: 

  • Sem opção de parcelamento;
  • Pouca aceitação para compras online.
  • Juros altos caso precise de cheque especial;
  • Necessidade de vínculo com conta bancária.

Ainda não aproveita as vantagens de um cartão de crédito?

Compare as melhores opções disponíveis e solicite online!

VER CARTÕES

Qual é mais seguro?

O cartão de crédito é, geralmente, considerado mais seguro. Alguns de seus diferenciais nesse sentido são:

  • responsabilidade limitada por transações não autorizadas;
  • possibilidade de contestar cobranças indevidas antes de pagar a fatura;
  • medidas de segurança adicionais, como sistemas avançados de detecção de fraudes.

Os cartões de débito estão diretamente conectados à conta bancária. Assim, seu dinheiro pode ser retirado imediatamente em caso de fraude. A responsabilidade por transações não autorizadas pode variar, e a recuperação de valores em disputas pode ser mais difícil.

Portanto, apesar de ambos contarem com medidas de segurança, o cartão de crédito oferece uma camada adicional, limitando a responsabilidade do titular, proporcionando tempo para resolver disputas e oferecendo medidas de segurança mais robustas.

As medidas de segurança podem variar entre instituições financeiras e emissores de cartões. Independentemente do tipo de cartão, é essencial adotar práticas seguras, como proteger as informações do cartão, monitorar as transações regularmente e relatar qualquer atividade suspeita ao banco ou ao emissor.

Existe cartão de crédito e débito juntos?

Sim. O cartão múltiplo é uma opção que busca dar maior praticidade ao consumidor, pois entrega dentro de um só cartão as funções débito e crédito.

Neste tipo de cartão, você pode escolher no momento da compra qual das opções de pagamento você quer fazer.

Para ter a função débito neste cartão, ele precisa estar vinculado a uma conta bancária já que, quando as compras forem realizadas no débito, é preciso cobrar um valor em dinheiro de maneira instantânea.

Atualmente, os bancos costumam oferecer o cartão múltiplo aos seus clientes assim que é aberta uma conta-corrente ou poupança.

Porém, caso o cartão da sua conta tenha apenas a função débito, você pode entrar em contato com o seu banco e solicitar um cartão múltiplo.

Luiza Molano

Por Luiza Molano

Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.

Melhor Dinheiro

Melhor Dinheiro é uma marca do Melhor Plano.

© Melhor Plano 2023
Todos os direitos reservados.

Empresa registrada em: Rua Sergipe, nº 625, Sala 503 - Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Atendemos em todo o Brasil!

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeE-mail de Contato
Ícone Site Seguro Google

Atenção: o time do Melhor Dinheiro faz o máximo de esforço para manter todas as informações precisas e atualizadas. Porém, há dados como de taxas, tarifas e outras que podem mudar sem aviso prévio. Ao solicitar a contração, verifique os termos e valores com o banco ou financeira.