Carregando...

melhor dinheiro logomelhor dinheiro logo

Empréstimo consignado da Caixa: tire suas dúvidas

Crédito Consignado Caixa
ícone segurança

URL Segura

Avaliação do Melhor Plano

?
Crédito Consignado Caixa
ícone segurança

URL Segura

Taxa de juros: A partir de 0,94% a.m.

Valor: Analisado pela credora

Parcelamento: Não informado

Aceita negativado: Sim

Como funcionaSimularBanco com menor taxa de juros

Como funciona?

O empréstimo consignado da Caixa é um tipo de empréstimo pessoal exclusivo para  funcionários de empresas e órgãos conveniados ao banco, aposentados e pensionistas do INSS

Após a contratação do empréstimo, o valor da prestação é descontado diretamente em sua folha de pagamento. Porém, é importante considerar que a parcela precisa ter o valor de, no máximo, 35% da sua remuneração ou benefício mensal!

O passo a passo para contratar é o seguinte:

  1. Confirme que a empresa ou órgão que você trabalha possui convênio com a Caixa. Para isso, você pode perguntar diretamente ao RH da sua empresa ou ligar para 0800 726 8068. Se você for aposentado ou pensionista, pode pular esta etapa.
  2. Escolha a melhor forma de atendimento para você: online ou presencial. Caso opte pela forma online, você pode fazer a solicitação pelo site da Caixa, pelo app ou em algum terminal de autoatendimento (neste caso, é necessário já ser correntista).
  3. Submeta seus documentos e preencha os formulários de contratação.
  4. Caso sua solicitação seja aceita, você receberá o dinheiro em conta dentro do prazo estipulado por contrato. Agora, é só utilizar seu crédito como quiser.

Não deixe de analisar as melhores opções de empréstimo consignado em nosso comparador!

Quem pode fazer o empréstimo?

  • Pessoas que trabalham em empresa ou órgão conveniado à Caixa;
  • Aposentados e pensionaistas permanentes do INSS.

Quais são os documentos necessários?

No momento de contratação, pode ser necessária a apresentação de documentos como:

  • RG OU CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

Por isso, tenha-os em mãos quando for passar pelo processo.

Como acompanhar o empréstimo?

Você pode fazer toda a gestão do seu empréstimo pelo site da Caixa. Lá, você confere o saldo devedor e os detalhes do contrato do seu consignado.

Em sua folha de pagamento também será possível acompanhar de perto o pagamento das parcelas do empréstimo.

Como simular o empréstimo?

O Banco Central do Brasil disponibiliza uma ferramenta para cálculo de financiamento com prestações fixas. É possível utilizá-la para ter uma ideia sobre como funcionará o seu empréstimo. Porém, é importante ter em mente que os valores corretos virão em seu contrato, a partir da negociação com a Caixa.

Para fazer a simulação,

  1. Acesse a calculadora do cidadão, do Banco Central.
  2. Em "Nº de meses", preencha em quantos meses deseja dividir seu empréstimo.
  3. Em "Taxa de Juros Mensal", preencha a taxa de juros do empréstimo consignado da Caixa.
  4. Deixe "Valor da prestação" vazio.
  5. Em "Valor financiado", preencha qual o valor que deseja emprestar.
  6. Clique m "Calcular".

Você receberá o valor da parcela, dos juros e o montante que será pago.

Veja, abaixo, a simulação de um empréstimo de R$ 10.000 em 3 anos (36 meses) a uma taxa de 2,49% ao mês.

Print mostrando como fazer a simulação de um empréstimo consignado da Caixa.

Qual o banco que tem a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

De acordo com relatórios publicados pelo Banco Central, considerando o período de 27 de julho a 02 de agosto de 2023, os bancos com as melhores taxas são:

  • Para servidores públicos: Agibank (1,29%), AL5 Bank (1,33%) e Nu Financeira (1,40%). 
  • Para aposentados pelo INSS: Inbursa (1,45%), Sicoob (1,56%) e Parati (1,65%).
  • Para funcionários de empresa privada: Sicoob (1,56%) e Daycoval (1,60%).

Porém, é fundamental considerar dois pontos principais se você está pensando em fazer um empréstimo: as taxas variam ao longo do tempo e se diferenciam muito de banco para banco.

Por isso, é importante analisar as opções disponíveis no momento da contratação. Para facilitar esse processo, indicamos que você consulte o comparador de empréstimos do Melhor Dinheiro. Nele, você conseguirá fazer filtros a partir do público, categoria, valor do empréstimo e permissão para negativados. Além disso, conseguirá visualizar as taxas de juros e parcelamentos de forma simples e rápida. Não deixe de conferir!

Vale a pena contratar o consignado da Caixa?

Sim. Por ser um crédito oferecido apenas para pessoas com vínculo empregatício ou de pagamento ao banco de alguma forma, o empréstimo consignado da Caixa é uma modalidade de baixo risco para o banco. Por isso, os limites de empréstimo e prazos de pagamento são bons e as taxas de juros são baixas.

O primeiro diferencial desse empréstimo é que ele não possui necessidade de avalista. Basta estar dentro das categorias contempladas pelo serviço que seu crédito será disponibilizado, mesmo se você não for correntista da Caixa. É importante frisar, no entanto, que existem condições especiais para aqueles que recebem o salário pelo banco.

Os prazos de pagamento oferecidos pelo banco variam de acordo com a categoria do requisitante: funcionário público, funcionário do setor privado que possui convênio com a Caixa, aposentados e pensionistas do INSS.

Além disso, os descontos do pagamento desta modalidade são feitos diretamente na folha de pagamento, ou seja, você não precisa se preocupar com os boletos. Como o desconto é automático, você fica livre, também, do risco de pagar por multas ou tarifas por atraso de pagamento.

A data desse pagamento também é personalizável: você pode escolher o melhor dia do mês para esse desconto e, assim, incluir o pagamento em seu planejamento financeiro.

Como cancelar o empréstimo consignado?

Se você tiver contratado um empréstimo e se arrependido, você possui até 7 dias para cancelar o serviço sem taxas. Esse direito de arrependimento está previsto por lei no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Vale ressaltar que esse prazo deve ser contado a partir do dia que você começar a receber o empréstimo.

Para solicitar o cancelamento, basta entrar em contato com a Caixa e solicitar a interrupção do serviço. Anote o protocolo de atendimento e acompanhe a desaverbação do contrato de empréstimo.

Independente do prazo de arrependimento, você pode solicitar a pausa de pagamento de empréstimos pelo atendimento remoto da Caixa. Ligue para o telefone 0800 726 8068 e utilize a opção 2. Este canal funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Luiza Molano

Por Luiza Molano

Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.

Saiba mais sobre a Caixa

Melhor Dinheiro

Melhor Dinheiro é uma marca do Melhor Plano.

© Melhor Plano 2023
Todos os direitos reservados.

Empresa registrada em: Rua Sergipe, nº 625, Sala 503 - Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Atendemos em todo o Brasil!

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeE-mail de Contato
Ícone Site Seguro Google

Atenção: o time do Melhor Dinheiro faz o máximo de esforço para manter todas as informações precisas e atualizadas. Porém, há dados como de taxas, tarifas e outras que podem mudar sem aviso prévio. Ao solicitar a contração, verifique os termos e valores com o banco ou financeira.