Carregando...

melhor dinheiro logomelhor dinheiro logo

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

Uma forma clara e utilizada por alguns bancos para diferenciar conta corrente da poupança, em situações de transações e depósitos, é o número de operação da conta.

Este número é representado por 3 dígitos e costuma vir logo entre o número da agência da conta em cartões ou aplicativos do banco, servindo para identificar o tipo de conta bancária.

cartao_com_numero_de_operacao


Porém, além dessas formas de diferenciar a conta corrente da conta poupança, existem particularidades adotadas por cada banco para que as duas opções sejam identificadas. Vamos conferir!

Santander

No Santander, também é possível identificar qual é o tipo de conta pelos números presentes no cartão.

Para isso, basta observar o número entre os da agência e da conta, por exemplo:

  • Conta corrente: 1234 "010" 1234567 8;
  • Conta poupança: 1234 "060" 1234567 8.

Ou seja, sempre que a conta Santander tiver o número 010 entre os números da agência e da conta, a conta é corrente. Se for poupança, o número é 060.

Bradesco

Assim como no Santander, é fácil identificar o tipo de conta pelos números apresentados no seu cartão.

No caso do Bradesco, o diferencial entre as contas é o número da operação:

  • Conta corrente Bradesco: número de operação 001;
  • Conta poupança Bradesco: número de operação 013.

Caixa Econômica

Assim como o Bradesco, a diferença entre a conta corrente e a conta poupança da Caixa Econômica está no número de operações, sendo o da corrente 001 e o da poupança 013.

Banco do Brasil

Para diferenciar as contas do Banco do Brasil em ocasiões como depósitos, por exemplo, o banco informa uma variação da conta poupança, que é o número 51. Já a conta corrente não tem variação.

No Banco do Brasil, a identificação é um pouco diferente das outras, pois as contas são integradas, ou seja, ao abrir uma conta corrente você tem uma caderneta disponível.

Itaú

Diferenciar os dois tipos de conta no Itaú pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas é possível. Caso a conta seja integrada, existe um complemento com o termo "/500" para identificar a poupança.

Porém, no caso de contas diferentes, é necessário verificar os dígitos do cartão. Vejas as instruções abaixo:

  • Se a sequência de números da conta for de 5+1, por exemplo, "00000 0" é provável que seja um conta corrente;
  • Caso ambos estejam nessa sequência de 5+1 e haja 3 dígitos finais. Caso esses dígitos se inicie com 0, é uma conta corrente, caso inicie com 1, é poupança.

Nubank

A Nuconta, como é popularmente chamada, não é configurada como conta corrente, nem conta poupança. Isso porque a conta do Nubank é uma conta de pagamento.

Essa modalidade de conta só é permitida de realizar movimentações financeiras referentes a transferências e pagamentos e não podem realizar operações de crédito como uma conta corrente.

Além disso, mesmo que a conta do Nubank renda automaticamente, ela não pode ser caracterizada como poupança.

A Nuconta é atrelada a um produto de renda fixa com liquidez diária. E, ao contrário da poupança, esse tipo de conta tem a cobrança de tributos e impostos como o IOF e o Imposto de Renda.

Inter

O banco Inter não oferece ao seu cliente a opção de obter uma conta poupança. Por isso, caso você tenha uma conta Inter, ela é uma conta corrente.

Quer encontrar a melhor conta para as suas necessidades?

Compare as melhores contas oferecidas por financeiras de confiança e solicite online!

Ver contas

Conta corrente ou poupança: qual a melhor?

Como são duas contas com funções bem diferentes, a escolha entre uma e outra está diretamente ligada com o objetivo da pessoa.

Caso você tenha o objetivo de movimentar seu dinheiro com facilidade e opções e ter acesso a operações de crédito, a conta corrente pode ser a melhor opção para você.

Já se o objetivo é poupar uma quantia de dinheiro de maneira que ela tenha algum tipo de rendimento, entre as duas opções, a poupança seria a melhor.

Porém, vale também lembrar que no mercado financeiro há diversas opções que podem oferecer os mesmos serviços que você quer, com muito mais benefícios e vantagens.

Existem contas de pagamento que oferecem os serviços de transferência e pagamento sem a cobrança de taxas ou com taxas menores que bancos tradicionais e rendem mais que a poupança, como o Nubank e Pagbank.

O que é conta corrente?

Uma conta corrente é uma conta bancária básica, que pode ser aberta em um banco comercial e oferece a possibilidade de fazer todas as principais operações financeiras.

Os principais produtos e serviços oferecidos pelos bancos que podem ser adquiridos pelos seus clientes titulares de uma conta corrente são:

  • empréstimos;
  • financiamentos;
  • pagamentos de contas;
  • cartões de crédito e débito;
  • DOC e TED;
  • cheques;
  • extratos e saldo, etc.

Essa modalidade é válida para quem pretende utilizar o valor em conta para realizar movimentações e transações financeiras com maior frequência.

O que é conta poupança?

A conta poupança é destinada a quem pretende formar uma reserva de dinheiro no banco. Isso porque, ao depositar e manter o seu dinheiro na poupança, o valor rende uma porcentagem de juros.

Por isso, muitas pessoas têm a poupança como a sua primeira forma de investimento, já que ao colocar o seu dinheiro lá, o banco te paga com juros o valor que foi depositado.

Sendo assim, a conta poupança é mais focada na economia e reserva financeira do que nas movimentações constantes do valor em conta.

O que é conta integrada?

Conta integrada é uma opção de conta bancária onde o cliente tem uma caderneta de poupança disponível vinculada a sua conta corrente.

Para aplicar dinheiro na caderneta, basta depositar dinheiro nela utilizando o mesmo número de agência e conta que a corrente, porém identificando a caderneta com uma variação da conta informada pelo banco.

Essa opção está presente na maioria dos bancos, por isso, caso seja de seu interesse migrar sua conta corrente ou poupança para essa opção, basta informar ao seu banco.

Conteúdo atualizado em

Dafne Braga

Por Dafne Braga

Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e finanças desde 2020.

Saiba mais sobre contas bancárias

Melhor Dinheiro

Melhor Dinheiro é uma marca do Melhor Plano.

© Melhor Plano 2023
Todos os direitos reservados.

Empresa registrada em: Rua Sergipe, nº 625, Sala 503 - Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Atendemos em todo o Brasil!

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeE-mail de Contato
Ícone Site Seguro Google

Atenção: o time do Melhor Dinheiro faz o máximo de esforço para manter todas as informações precisas e atualizadas. Porém, há dados como de taxas, tarifas e outras que podem mudar sem aviso prévio. Ao solicitar a contração, verifique os termos e valores com o banco ou financeira.